
NUTRIÇÃO CLÍNICA FUNCIONAL INTEGRATIVA
A nutrição funcional é uma ciência integrativa com foco na pesquisa e compreensão das relações existentes entre a bioquímica, a fisiologia e os aspectos emocionais e cognitivos do organismo humano.
Estuda a relação entre os sistemas orgânicos ao avaliar sinais e sintomas de acordo com a individualidade bioquímica da pessoa como indivíduo. É por isso uma prática avançada em avaliação, diagnóstico, tratamento e monitorização nutricional.
Podem ser usados meios complementares de diagnóstico, como as análises bioquímicas, testes de DNA, microbiota intestinal, etc...
O objetivo é promover saúde e bem estar, nas suas várias vertentes, em que o indivíduo toma consciência e assume a responsabilidade pelo compromisso, rumo ao seu objetivo.
Princípios da Nutrição Clínica Funcional
A Nutrição Clínica Funcional está estruturada a partir de cinco princípios básicos:
-
A individualidade bioquímica.
-
O tratamento é centrado no indivíduo.
-
O equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes.
-
A saúde como vitalidade positiva, não apenas a ausência de doença
-
As interconexões em teia de processos bioquímicos.
De maneira científica e integrativa, a atuação a partir desses princípios básicos está orientada para uma avaliação das causas no âmbito da individualidade bioquímica e para a busca do equilíbrio fisiológico, estrutural e emocional. Portanto, considera na sua abordagem: os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o stress oxidativo, a ecologia gastrointestinal, a desintoxicação do organismo, as alterações imunológicas e a interação corpo-mente.